terça-feira, 10 de março de 2020

Elementos saudáveis

DICAS SOBRE ELEMENTOS SAUDÁVEIS

Já que o assunto é Saúde e Bem Estar, vamos dar algumas digas do que comer ou beber antes de práticar alguns exercícios físicos.

5 elementos importante para o pré treino:

 BATATA DOCE

Queridinha dos atletas, o tubérculo fornece energia de forma rápida e saudável, além de conter baixo índice glicêmico, ou seja, não faz com que o nível de glicose no sangue dispare de uma só vez. Ela é rica em minerais bons para os músculos, como potássio, fósforo e ferro.


LANCHES LEVES

Outra opção é fazer um lanchinho antes do treino, com pão integral, alface, tomate, patê e queijo (que de preferência deve ser o menos gorduroso possível.




BANANAS

Por ser rica em carboidrato e potássio, a fruta é responsável por balancear a água no organismo, além de promover um relaxamento muscular. A falta deste mineral no corpo pode causar câimbras e dores durante e após as atividades físicas.





GRÃOS INTEGRAIS

Ricos em fibras, os grãos integrais têm baixo índice glicêmico, que permite ao alimento ser absorvido lentamente pelo organismo. Tomar um iogurte com aveia é uma boa opção.





SUCO DE FRUTAS

Além de práticos, são perfeitos para serem consumidos antes de qualquer exercício. A frutose é fonte energética e o índice glicêmico pode variar de acordo com a fruta escolhida. Têm fibras e vitaminas que estimulam os músculos e favorecem sua recuperação.




https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/cinco-alimentos-para-comer-antes-de-praticar-alguma-atividade-fisica-23227317.html

terça-feira, 3 de março de 2020

Saúde e Bem Estar

ATIVIDADES FÍSICAS


As atividades físicas são simplesmente o movimento do corpo que consome energia. Andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar à noite toda são bons exemplos de atividade física.
Para trazer benefícios à saúde, a atividade física precisa ser moderada ou vigorosa e ser realizada pelo menos durante 30 min por dia.
É uma forma importante de manter ou perder peso, pois através dela a pessoa pode queimar as calorias ingeridas numa refeição. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada, cada um respeitando os limites de seu corpo.



 











A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS


A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças. 

Sabe-se que pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Alguns itens considerados positivos durante tal prática podem ser notados como:

Ajuda a controlar o peso corporal;
Contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
Reduz o índice de quedas em idosos;
Ajuda a aliviar a dor da artrite, artrose;
Diminui os sintomas de ansiedade e depressão e estão associadas à menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação;
Proporciona maior independência e autonomia para o idoso.
Para as pessoas inativas, que optam pela falta de atividade física, definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar. Pessoas que realizam atividades físicas continuamente tem melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imune, redução do colesterol e também tem efeitos sobre a glicemia e metabolismo do cálcio.





















ATIVIDADE MAIS PRATICADA

   
 A caminhada é um tipo de atividade física livre e sem custos. Não exige habilidade, apenas disposição, além de que pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia e não tem restrição de idade. Além de bem-estar, essa prática ajuda na prevenção de osteoporose, doenças cardíacas, distúrbio do sono, melhora a disposição e a capacidade cardiorrespiratória. E o melhor de tudo: ajuda a manter o peso na linha!
    Mas, para inserir a caminhada na rotina, além de um bom tênis, é preciso adotar alguns hábitos, além de orientação de um profissional de saúde. “Além de um bom tênis, também deve-se usar roupas arejadas, levar uma garrafa de água para se hidratar e filtro solar, se for se exercitar ao ar livre”, explicou o profissional de educação física Rodrigo Honorato.
    Outra dica importante é que sempre ao terminar a prática de exercícios físicos, não se deve parar de uma vez. Isso porque alguns marcadores corporais - como a pressão, temperatura e a respiração; precisam voltar ao normal de forma gradual.
    O educador físico ainda alerta que ao caminhar nos parques e calçadões, é preciso observar alguns itens de segurança, se exercitar em locais com circulação de pessoas, iluminados e sem buracos.